28 maio 2011


Trench Coat, Um clássico da moda

Aproveitando que estamos no final de semana e o friozinho esta chegando com tudo, não poderia ser melhor a oportunidade  pra eu  falar de uma peça no meu closet que tanto amo " o Trench Coat".

 Robert Heinlein certa vez disse “Uma geração que ignora a história não tem passado nem futuro”.

E como é importante sabermos a história e a moda, Muitas marcas tem histórias fascinantes e uma dessas marcas é a Burberry, por isso resolvi falar um pouco sobre esse clássico da moda.
Burberry foi fundada em 1856, quando com 21 anos de idade, Thomas Burberry, um aprendiz de draper antigo, abriu sua própria loja em Basingstoke, Hampshire, Inglaterra.
Em 1870, a empresa tinha se estabelecido pelo foco no desenvolvimento de roupas ao ar livre.
Mas tudo começou mesmo, quando Thomas Burberry em 1879, criou uma capa impermeável feita de gabardine ( técnica criada e patenteada pelo Sr. Burberry). Em 1914, para atender ao seu principal cliente- os soldados britânicos, o modelo foi adaptado com modelagem ampla, fenda traseira, ombreiras, pala larga nas costas, tiras com fivelas nos punhos, aba abotoada no ombro e bolsos fechados com tampas para melhor acomodar os pertences dos soldados.


O modelo agradou tanto que os concorrentes começaram a fazer modelos parecidos (assim começou o tal do inspired) e as propagandas se multiplicaram fazendo do trench coat marca registrada da I Guerra mundial.
Ao pé da letra trench coat signifca “casaco das trincheiras”, nada mais óbvio, levando em conta sua origem militarísca.
Antes da Guerra, os trench coat eram um item opcional para os oficiais do exército inglês. Entre 1914 e 1918, ele se tornou tão popular que as fábricas venderam mais de 500.000 peças. O segredo estava nos detalhes funcionais. A aba no peito era um reforço para o soldado apoiar a arma; a abas sobre os ombros serviam para carregar o quepe dobrado ou mapas. O punho, ajustado, protegia do vento frio.
 
De volta para casa, no final da Guerra, meio milhão de soldados adotaram versões simplificadas dos trench coat no dia a dia. Como as confecções que forneciam para o exército começavam a fabricar roupas para civis, foi natural que os modelos ganhasse as ruas. Os modelos mais tradicionais da Burberry começavam a se misturar a versões que refletiam o estilo do século XX.
Nos anos 20, Burberry cria um ícone- o forro xadrez, também conhecidos com “Check Burberry’s” para seus trench coat. Desde então, o quadriculado nos tons de bege, branco, preto e vermelho se tornou símbolo da Burberry.A partir de 2001, se expandiu para demais peças da linha de vestuário,acessórios e perfumaria.

Com a campanha de publicidade feita por Mario Testino e estrelado por Kate Moss e Stella Tennant seguia a reformulação da imagem da Burberry, conservadora, jovem e sexy ao mesmo tempo enfatizando a sua excelência.



Desde de então o trench coat virou símbolo de elegância, mistério e sensualidade, e faz parte da fascinante história da moda.


Os trench coat estão com tudo e faz parte do guarda-roupa das fashionistas, com essa onda militar é um must have para os dias mais frios. 





 

 É muito chic esse tal de Trench Coat. Sou apaixonada por eles !!

Bjs.

Compartilhe
1

1 comentários:

Amanda Matrangolo disse...

UMA MULHER ANTENADA TEM QUE TER UM TRENCH COAT, ALÉM DE CHIQUE E SUPER SENSUAL. AMO!

Postar um comentário